Governo é destaque em transparência com gastos em saúde

20/07/2017

A Prefeitura de Tucano foi considerada referência no quesito transparência com gastos em saúde no município. Os dados constam no Ministério da Saúde do Governo Federal e foram ratificados em correspondência enviada ao prefeito Luiz Sérgio (Dr Sérgio).

O destaque foi em função do envio de informações, referente ao 3º bimestre de 2017, ao Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS).

De acordo com informações prestadas ao SIOPS, do total da despesa com saúde em Tucano, 42,48% foram financiados por recursos transferidos por outras esferas de governo, a exemplo do Governo Federal (92,37% dessas transferências).

Os dados apresentados ao SIOPS também demonstraram a preocupação do Governo Municipal com a saúde. As despesas financiadas por recursos próprios representaram 25,44% da receita de impostos e transferências constitucionais e legais.

TRANSPARÊNCIA

O documento demonstra, ainda, o gasto em saúde por habitante. O valor investido é de R$ 175,25, sendo 53,38% com pessoal ativo; 1,82% com medicamentos; 11,60% com serviços de terceiros – Pessoa Jurídica; 4,97% com investimentos e 28,23% com outras despesas.

O controlador do município, Adriano Macêdo, reforça a preocupação do Governo Municipal em dá publicidade a todos os atos, assim como ser transparente em todas as áreas.

“Somos bastante vigilantes no que diz respeito a transparência. A Controladoria do Município atua com foco no cumprimento das regras impostas ao serviço público”, garantiu o controlador.

O prefeito de Tucano, Luiz Sérgio (Dr Sérgio), ressaltou a preocupação do Governo Municipal na execução as metas estabelecidas pela Lei Orçamentária anual.

“Todos os atos de nosso Governo são precedidos de análise técnica e jurídica. É obrigação do prefeito de qualquer município, de qualquer gestor, ser transparente.”, reforçou o prefeito.